A importância da comunicação não verbal no ambiente familiar!
- Alessandra Figueiredo
- 15 de out. de 2020
- 1 min de leitura
A comunicação é uma ferramenta poderosa de integração e desenvolvimento nos relacionamentos familiares e interpessoais, é a partir dela que expressamos nossos desejos, informações, ideais e pensamentos.

Compreender os diversos tipos de comunicação existentes é fundamental para se ter um convívio familiar mais saudável, evitando assim interpretações errôneas e conflitos.
Você sabia que além da comunicação verbal, oral e escrita, temos 3 tipos de comunicações não verbais que servem de complementos às verbais?
Provavelmente você já utiliza no seu dia-a-dia e nem sabe. São elas:
Paralinguagem: essa comunicação tem relação com a maneira que você se comunica. Então, qual o seu tom de voz? Você costuma falar alto ou baixo demais? Você fala rápido ou devagar demais? As pessoas da sua família entendem o que você deseja dizer? Essas características influenciam diretamente como o outro familiar entende a mensagem que você quer passar.
Proxêmica: já nesta comunicação tem relação com os tipos de contato, a proximidade física que você estabelece com o outro familiar no momento de um diálogo. Cada cultura estabelece um espaço aceitável e confortável de contato físico, enquanto aqui no Brasil somos calorosos e gostamos de abraçar e tocar, em países isso causa certo estranhamento e desconforto.
Cinésica: a comunicação cinésica tem relação com as nossas expressões faciais, a forma como gesticulamos com o outro, a postura passiva e ativa em uma conversa. Tudo que utilizamos de linguagem corporal para contribuir com a linguagem oral.

Maiores informações: Alessandra Figueiredo Enfermeira Gerontóloga.
Whatsapp: (11) 98103-5887 ou (19) 3383-3503
www.alessandrafigueiredo.com.br
Excelente trabalho estou muito ansioso para fazer este trabalho 😀 prosperar 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻